Na Oficina de Cinema em 16mm trabalharemos maneiras manuais de fazer cinema sem câmera. No manuseio direto com filmes 16mm, nos aproximaremos de materiais analógicos de cinema e de diversas técnicas de criação de imagens direto na película como colagem, pintura e desenho, técnicas experimentais para a criação de som óptico no cinema analógico e veremos o funcionamento e possibilidades não convencionais de um projetor 16mm. Esse encontro foi imaginado para podermos passar o tempo entendendo e desfrutando, através da experiência, a geração de movimento no cinema de forma corporal e ativa, fazendo sons através de pinturas, imagens através de sombras coloridas, e fotogramas que nem sempre precisam ser uma imagem fotográfica.
A oficina acontecerá em dois encontros onde experimentaremos com diversos objetos geradores em potencial de imagens e sons analógicos – objetos vindos das artes visuais, caseiros, vegetais, e também película cinematográfica, empalmadoras, cortadores e projetor 16mm. Faremos um filme coletivo e pequenas sequências individuais com materiais fornecidos pela oficina e outros que as participantes quiserem trazer. Conversaremos sobre filmes feitos em suportes como 16mm, Super 8 e 35mm por artistas que realizam práticas manuais, e sobre possibilidades caseiras e autônomas de realizar filmes manuais. No final da oficina vamos projetar e assistir os nossos filmes recém feitos no projetor 16mm.
Não é necessária experiência prévia com cinema. Suas crianças são bem vindas!
Raffaella Rosset é cineasta e fotógrafa vinda de São Paulo, onde se graduou em cinema. Seu trabalho, feito de filmes, instalações e fotografias, que vão atrás das ruínas, rastros, e histórias, se baseia na experimentação com a materialidade e percepções de tempo usando meios digitais e analógicos, em especial 16mm e 35mm, e processos fotoquímicos manuais. Recebeu o prêmio do público no festival Bogotá Experimental CineAutopsia por Filme de Quarto (2021). Solos (2023, dir. Pedro Vargas), filme em que foi diretora de fotografia, esteve na seleção oficial do 76o Festival de Cannes. Seu trabalho esteve no Festival Internacional de Curtas de Pequim (BISFF), Cineteca Matadero (Madri), Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes de Belo Horizonte, Cinemateca do MAM Rio, Museu de Arte Brasileira de São Paulo, CINUSP Universidade de São Paulo, RPM Film Festival na Universidade de Harvard, Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano de Havana, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, e no Festival Olhar do Norte, entre outros. É formada no programa Master LAV. Participa de projetos de pesquisa em cinema latino americano, de exibições auto organizadas e de educação.