
A oficina propõe uma imersão prática e reflexiva no universo do roteiro documental, de seus conceitos fundamentais até suas experimentações de linguagem e modos de construção narrativa. Mais do que técnicas de formatação, a proposta é pensar o roteiro como um espaço para dialogar com a realidade, sem perder o olhar criativo para lidar com o inesperado. A oficina combina exposição teórica, análise de trechos de filmes e atividades práticas de escrita.
Henrique Amud é um produtor, roteirista e gerente de festivais nascido em Manaus/AM e formado em Roteiro Cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ e em Cinema pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro/RJ. É sócio da produtora amazonense duplofilme, ao lado de Ricardo Manjaro e Álex Jansen.
Dirigiu, escreveu e produziu os curta-metragens “Atordoado, Eu Permaneço Atento” (2020) e “Atentado ao Monegasco” (2024), junto com Lucas H. Rossi dos Santos, e produziu o curta “Cercanias/Gatos” (2021), de Sérgio Andrade, além do longa documental “Itacoatiaras” (2025), de Sérgio Andrade e Patricia Goùvea. Foi roteirista do documentário “Como Você Me Vê?” (2018), de Felipe Bond, e curta de ficção “Controle” (2023), de Ricardo Manjaro, além de fazer parte da equipe de roteiro e pesquisa do longa-metragem documental “Othelo, O Grande” (2024), de Lucas H. Rossi dos Santos.
Somente pessoas maiores de 16 anos podem se inscrever!