Castanhal - Festival Olhar do Norte

21 a 24
JAN | 2022
Teatro Amazonas

 

Acesse sua conta ou cadastre-se para visualizar.

Entrar / Cadastrar

Indisponível

Este filme não está mais em cartaz.

Castanhal

Ver Trailer

Entre no grupo de discussão | Horários: | Ferramenta:

Entrar

No sul do estado do Amazonas, a coleta dos frutos das castanheiras perdura por gerações de extrativistas. A riqueza da floresta é também o sustento das famílias que habitam as margens dos seus rios. Assim, enquanto o progresso do agronegócio insiste em derrubar e queimar, quem cuida das árvores centenárias teme pelo futuro da Amazônia brasileira – e da própria vida.

Realização: Papel Social
Diretores: Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas
Produção: Poliana Dallabrida e Rodrigo Simões Chagas
Roteiro: Rodrigo Simões Chagas e Vitor Shimomura
Diretor de Fotografia: Vitor Shimomura
Montagem: Vitor Shimomura
Colorização: Vitor Shimomura
Trilha Sonora: Raízes Caboclas, Daniel Grajew, Rodrigo Velho e João Spinelli (Stúdio Giro Sonoro).
Marques Casara é o diretor executivo da Papel Social, organização especializada em investigar cadeias produtivas, com foco em direitos humanos e danos ambientais. Desde 2002, ele conduz pesquisas e jornalismo investigativo em parceria com organizações globais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Oxfam International, World Childhood Foundation (WCF), Humane Society International (HSI), dentre outras. Casara é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em sua carreira profissional, recebeu os principais prêmios do jornalismo brasileiro, dentre eles o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e o Prêmio Esso de Jornalismo.

Rodrigo Simões Chagas é um jovem jornalista e documentarista que tem dedicado sua carreira a assuntos relacionados com os direitos humanos e trabalhistas, a preservação ambiental e a cobertura política. Estudioso do tema da América Latina, é autor do livro Colômbia: Movimentos pela paz (Insular, 2014). Chagas liderou iniciativas locais de jornalismo independente e hoje é editor de um veículo nacional. Castanhal é seu primeiro filme a competir em festivais.

Já disponível: