Festival Olhar do Norte

Cineclube Olhar do Norte

O Cineclube Olhar do Norte vai exibir curtas e longas-metragens brasileiros todas as quintas-feiras, de 08 de julho a 21 de outubro de 2021, no site www.festivalolhardonorte.com. O projeto visa oferecer ao público filmes brasileiros de destaque em relevantes circuitos nacionais e internacionais, mas que ou não conseguiram chegar às salas de cinema de Manaus ou passaram durante um curto período na cidade.

Cada sessão vai exibir um curta e um longa-metragem, que serão debatidos com o público. Um mediador do www.cineset.com.br, site parceiro do Cineclube, vai conduzir as discussões sobre os filmes exibidos, sua relevância temática e de estilo, além de assuntos relacionados ao mercado audiovisual brasileiro. Nos debates, um(a) representante de cada filme também vai falar sobre o processo de criação e responder a perguntas do público.

O Cineclube é mais uma ação estratégica da Artrupe que, junto com o Festival Olhar do Norte, visa à formação de público, qualificação de profissionais da área e incentivas novos realizadores a produzirem filmes em Manaus.


Artrupe Produções Artísticas

Situada na cidade de Manaus, a Artrupe Produções é uma empresa que atua desde 2012 em realizações contínuas no segmento cultural.

É realizadora do Olhar do Norte - Festival de Cinema, cuja primeira edição foi realizada em 2018, e em 2020 realizará a 3ª edição do festival com exibições de filmes, oficinas e mesas-redondas. Em 2017 produziu a série para TV "Boto", contemplada pelo PRODAV 08 - TV's Públicas, da Ancine, e exibida em 2020 na TV UFAM.

No audiovisual, também realizou os curtas-metragens “Enterrado no Quintal” (2020) “Obeso Mórbido” (2018), “Sons do Igarapé” (2018), “Formas de Voltar Para Casa" (2017), "O Tempo Passa" (2016), "Aquela Estrada" (2016), "A Menina do Guarda-Chuva" (2014), "O Que Não Te Disse" (2014) e os videoclipes "Lulu" (2015), da banda Luneta Mágica e "Fitas Livres" (2013), da banda Supercolisor.

Com esses trabalhos, a produtora circulou em diversos festivais pelo Brasil, como o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e o Festival internacional de Curtas Metragens de São Paulo (Curta Kinoforum). Sem contar festivais no Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Amapá, Tocantins e Goiás. Além disso a produtora também teve seus filmes exibidos em festivais fora do Brasil como o Toronto Queer Film Festival e Wasaga Film Festival, no Canadá, Thessaloniki Internacional, na Grécia e New York Indie Doc Fest, e San Latino Film Festival, nos EUA.