Um breve relato da relação de crianças trans com um professor cis em um ambiente de escola pública de Manaus. Um olhar para as trocas e aproximações advindas do convívio, os limites impostos pela instituição e para a necessidade de olhar de maneira mais sensível para a realidade da diversidade no microcosmos escolar. Pensando isso através do papel do professor com suas limitações de recortes sociais e seu papel burocrático.
Rafael Cesar é professor de História na rede pública estadual do Amazonas (SEDUC) desde 2015. Poeta e fundador do projeto TeiasUrbanas, é autor dos livros A Emoção e os Rastros (2014), TeiasUrbanas (2019) e Corpo Cidade (2021). Pesquisa as intersecções entre literatura e audiovisual, com diversas videopoesias produzidas e circulando em festivais nacionais e internacionais. Como ator, participou de curtas-metragens produzidos em Manaus desde 2014, ganhando o prêmio de melhor atuação no festival Olhar do Norte de 2023 pelo filme ‘Controle’.
Artista e educador, que busca aproximar arte e educação, promovendo uma prática artística engajada e uma pedagogia mais humanizada e transformadora.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Rafael Cesar
Depoimentos: Ray; Yuke e Santiago
Imagens: Acervo pessoal de Rafael Cesar
Imagens de apoio: Alunos do Maria de Lourdes (Heloisa Gomes; Levi Soares, Carlos Guilherme)
Montagem: Rafael Cesar e Ícaro Lima
Legendas: Allan Gomes