Um Olhar Inquieto

Longas Convidados

Exibição em: 21/09/2025 – DOMINGO - 16h – Longa Convidado
Sinopse / Direção

Em 1973, Jorge Bodanzky, filmando para a TV alemã, capturou uma imagem intrigante: uma grande maloca em meio à densa floresta amazônica, cercada por indígenas isolados tentando atingir o avião com flechas. Meio século depois, o registro recuperado pelo Instituto Moreira Salles, leva o cineasta de volta a Aripuanã. O filme conecta o passado e o presente, explorando sua trajetória e os mistérios da Amazônia a partir dos seus inúmeros rolos de super-8.


Ficha técnica:

MINIBIO
Jorge Bodanzky é cineasta, roteirista e fotógrafo brasileiro. Estudou na UnB e na Escola de Ulm, na Alemanha. Iniciou como repórter fotográfico em veículos como Jornal da Tarde e Manchete. Estreou na direção com Iracema – Uma Transa Amazônica (1974), marco do cinema documental, premiado e censurado no Brasil. Dedicou sua carreira a temas ambientais em filmes e documentários no Brasil e no exterior. Seu acervo fotográfico integra o IMS desde 2013.

Liliane Maia, amazonense, atua há mais de 30 anos na comunicação. É graduada em Produção Audiovisual (UEA) e pós-graduada em Tradução Audiovisual – Audiodescrição (UECE). Foi diretora de Produção e Programação da TV Cultura do Amazonas (2011–2017) e conselheira de Audiovisual no Concultura (2017–2019). Fundadora da Dabacuri
Produções, dirigiu e produziu documentários, séries e coproduções internacionais, e co-dirige com Jorge Bodanzky o longa Um Cinema, Uma Vida.

FICHA TÉCNICA
Título original do projeto: “Um Olhar Inquieto: O cinema de Jorge Bodanzky”
Título em inglês (e em outras línguas, se houver): “A Restless Gaze The Cinema of
Jorge Bodanzky
Direção: Jorge Bodanzky e Liliane Maia
Produção:
Empresa Produtora: 602 Filmes
Data de finalização/previsão: Março/2025
País de produção: Brasil
Cidade\/Estado: Manaus e Cuiabá
Duração: 85 minutos
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre