Regulamento Festival Olhar do Norte 2025

7º FESTIVAL DE CINEMA DA AMAZÔNIA – OLHAR DO NORTE

REGULAMENTO

DISPOSIÇÕES GERAIS

1 – O 7º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é organizado pela Artrupe Produções. O festival acontecerá em Manaus, em setembro de 2025.

2 – O festival tem como meta dar visibilidade à produção audiovisual da Amazônia, além de trazer para Manaus produções de destaque de todas as regiões do Brasil, aliando a exibição ao diálogo sobre cinema.

CATEGORIAS

3 – O Festival será composto pelas seguintes mostras:

3.1 – MOSTRA AMAZÔNIA. Mostra competitiva composta por filmes realizados nos estados integrantes da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e/ou por diretores destes estados.

3.2 – MOSTRA OUTROS NORTES. Mostra competitiva composta por filmes realizados nos demais estados do Brasil, e/ou por diretores brasileiros.

3.3 – MOSTRA OLHAR PANORÂMICO. Mostra competitiva composta por filmes realizados nos estados integrantes da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e/ou por diretores desses estados.

3.4 – MOSTRA OLHINHO. Mostra não-competitiva para filmes voltados ao público infanto-juvenil. Poderão se inscrever filmes de todos os estados do Brasil, e/ou por diretores brasileiros.

3.5 – FILMES CONVIDADOS. Filmes convidados pela curadoria exibidos fora de competição.

4 – Os filmes inscritos que tiverem integrantes da Artrupe na sua equipe técnica poderão fazer parte da seleção do festival como convidados, estando fora de competição.

5 – Um dia após a exibição presencial dos filmes, os filmes das mostras AMAZÔNIA e OUTROS NORTES serão disponibilizados online por um período de até 7 dias.

INSCRIÇÕES

6 – As inscrições ficam abertas de 25 de abril a 6 de junho de 2025, e deverão ser feitas através do site do festival, festivalolhardonorte.com

7 – Para se inscrever os concorrentes deverão preencher o formulário online no site, e informar um link para assistir ao filme pela internet (Vimeo, Youtube, Google Drive). Não serão aceitos outros tipos de links ou suportes como We Transfer, Dropbox, Sendspace e similares.

8 – As inscrições para o festival estão abertas para filmes de quaisquer gêneros.

9 – Estão aptos a serem inscritos filmes com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1 de janeiro de 2024.

10 – Cada realizador poderá se inscrever com quantos filmes quiser.

11 – Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

12 – Para fins de inscrição, serão aceitas versões work-in-progress dos filmes.

13 – A lista dos filmes selecionados será divulgada no site festivalolhardonorte.com e nas redes sociais do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.

14 – Uma vez inscrito e selecionado, o filme não poderá ser retirado da programação do festival.

CURADORIA

15 – A comissão de curadoria será constituída por dois membros titulares designados pela Artrupe e uma curadora convidada.

PREMIAÇÃO

16 – Todos os filmes selecionados para a Mostra AMAZÔNIA estarão concorrendo à seguinte premiação:

Melhor Filme

Prêmio Especial do Júri

Melhor Direção

2 Prêmios de Melhor Atuação

Melhor Roteiro

Melhor Direção de Fotografia

Melhor Montagem

Melhor Direção de Arte

Melhor Som

Melhor Figurino

Melhor Maquiagem

Melhor Filme (Prêmio do Público)

17 – A mostra AMAZÔNIA terá um corpo de jurados composto por profissionais da área a serem definidos pela Artrupe.

18 – Todos os filmes selecionados para a mostra OUTROS NORTES estarão concorrendo à seguinte premiação:

Melhor Filme

Até 2 Menções Honrosas do Júri

Melhor Filme (Prêmio do Público)

19 – A mostra OUTROS NORTES terá como júri críticos do site Cine Set.

20 – Todos os filmes selecionados para a mostra OLHAR PANORÂMICO estarão concorrendo à seguinte premiação:

Melhor Filme

Até 2 Menções Honrosas do Júri

Melhor Filme (Prêmio do Público)

21 – A mostra OLHAR PANORÂMICO terá como júri críticos do site Cine Set.

22 – A Mostra Amazônia conta também com a premiação do JÚRI JOVEM. Composto por membros do curso de Produção Audiovisual, da UEA, e membros do Cinevideo Tarumã, da Ufam, o JÚRI JOVEM premiará as seguintes categorias:

Melhor Filme

Até 2 Menções Honrosas

23 – A organização do festival poderá instituir prêmios decorrentes de parcerias e apoios. Essas informações estarão disponibilizadas nas redes sociais do festival.

24 – O júri possui autonomia para não conceder premiação em categorias que julgar que não houve os requisitos necessários.

DISPOSIÇÕES FINAIS

25 – Os filmes selecionados serão exibidos através de formato digital (H264). É responsabilidade dos realizadores entregar cópia do filme selecionado no formato exigido pelo festival.

26 – Os realizadores dos filmes inscritos no festival cedem à Artrupe o direito de exibir e divulgar, em qualquer mídia, imagens do filme (fotos e trechos de até 59 segundos), por si ou por terceiros, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida aos participantes qualquer remuneração ou compensação.

27 – É responsabilidade do concorrente a utilização de imagens e músicas de terceiros em seus filmes, assim como qualquer ônus que decorra de lesões a direitos de imagem e autorais.

28 – Os convites oferecidos aos realizadores dos trabalhos selecionados dar-se-ão dentro dos limites orçamentários do evento.

29 – Ao efetivar sua inscrição, o participante estará aceitando todas as normas contidas neste regulamento.

30 – Os casos não previstos por este regulamento serão analisados pela comissão organizadora do festival, sendo sua decisão soberana.

31 – O presente regulamento entra em vigor a partir desta data.

Manaus, 24 de abril de 2025.